28 de janeiro de 2012

ENEIDA MARTA - A História da Música Moderna da Guiné-Bissau

Quando, no ano passado, em Setembro, um amigo músico (percussionista e teclista), me convidou a ver um concerto de Eneida Marta gravado em DVD, em que ele participou, eu estava mais interessado no trabalho dele do que no da Eneida. E comecei a ver o disco com o nariz torcido, porque intitulava-se A História da Música Moderna da Guiné-Bissau.

O título, convenhamos, é muito sonante e com grandes aspirações, e eu estava um tanto receoso de vê-la a meter os pés pelas mãos e a desvirtuar a nossa História. Mas ela surpreendeu-me e como!

djiu di cobra (popular)

Não poderei falar da equipa que a acompanhou, mas vou destacar os meus amigos, Caly Coly (que me mostrou o DVD), Ivan Barbosa, teclista, mas que trabalhou aqui no coro, e Waldir Araújo, jornalista e escritor, que fez parte do trio de apresentadores. E uma salva enorme para o multi-ultra-versátil Juca Delgado.

mindjeris di pano preto ft. luand cozetti (zé carlos)

A História… de Eneida Marta é um trabalho muito bom e contagiante, não só pelas boas músicas escolhidas para o acervo, num universo de imensas alternativas, como pela pesquisa feita para o trabalho. A História… é mesmo uma história, parte contada pelos apresentadores, parte mostrada em fotografias, parte em vídeos e parte cantada por Eneida Marta, ensinando-me tantas e tantas coisas que eu não sabia e mostrando a necessidade de uma documentação dessa parte da nossa história.

saudadi di no terra (gundas - juventude 71)

A História… transportou-me para os meus tempos de meninice com músicas que julgava perdidas e outras das quais só tinha vagas lembranças, e o que mais me agradou foi ver a modernização que promoveram nessas músicas antigas, em termos de instrumentação, é claro. Acabei o DVD super-emocionado, principalmente por causa de alguns pioneiros da música guineense que gostava mesmo de poder identificar, mas a minha ignorância não permite, e ainda mais porque (como se tivessem feito isso para mim) tocaram a música de Zé Carlos que mais me emociona, Birion, mostando o óbvio: quem sabe nunca esquece. Vários artistas foram lembrados por Eneida Marta neste seu cover, A História…, no entanto, saltam mais à vista Zé Carlos e Zé Manel (já prometi que ia falar deste aqui e ainda o vou fazer).

vida di susego (zé manel)

Para quem não conhece a música guineense, A História da Música Moderna da Guiné-Bissau é um DVD que vale a pena ver, não só pelo conteúdo instrutor, como pela bela voz de Eneida Marta. E para quem conhece, também vale a pena. O que é certo, no entanto, é que tanto um como outro não poderá conhecer toda a história da música moderna guineense, porque tal como em tudo, destaca-se sempre os maiorais ou os assim considerados, tem muitos outros grandes artistas que ficaram de fora, porém, num balanço definitivo, Eneida Marta tem aqui um belo trabalho. São praí quatro horas e meia de trabalho.

birion
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...