(um poema para um workshop de Poetry Slam em Sintra)
Cabeça. Caneta. Papel.
Caneta. Cabeça. Papel.
Caneta. Papel. Cabeça.
Caneta. Cabeça.
Cabeça vazia. Papel vazio. Cabeça.
Ideia. Caneta. Cabeça.
Uma ideia! Ora essa, ouve essa,
não interessa se é boa ou se é à toa,
se é profunda ou está à tona…
só uma ideia, bela ou feia,
oca ou louca, forte ou fraca;
com palavras exatas ela se destaca,
essa ideia, cara ou barata.
Preciso de uma ideia para criar um poema,
de preferência que tenha um bom tema,
um poema que contenha
frases plenas de beleza semântica,
talvez com lições práticas,
engraçadas, mas sérias
e de falas etéreas.
Então revisto a minha memória
à procura de uma história
aninhada num canto qualquer
do meu espaço mental;
uma ideia banal
como uma lembrança que se entrança
com experiências e vivências,
ou com esperanças ou desilusões,
ou com visões que eu possa partilhar.
E começo a artilhar
essa memória encontrada.
Pode ser só uma palavra,
uma frase, ou toda uma cena montada,
mas sigo dando-lhe sentido,
e prossigo, vestindo-lhe
de palavras e mais palavras.
Quando demais, tiro palavras,
quando banais, uso outras lavras.
Procuro palavras e falas
Quando demais, tiro palavras,
quando banais, uso outras lavras.
Procuro palavras e falas
entendíveis à primeira,
evito metáforas e parábolas
que possam deixar alguns à beira
da ideia ou do conceito do meu intento,
assim sendo eu tento que o texto completo
seja de lesto entendimento.
Gosto mais daquelas histórias esquisitas,
que a algumas pessoas agitam
e a outras pessoas irritam
de modo que elas te digam:
“mas… tu tás tapado, ó desgraçado?”.
Uso a rima para o ritmo,
sem lhe destruir o sentido legítimo,
e as rimas não têm de ser perfeitas
como as receitas farmacêuticas,
e estou certo que as
assonâncias e consonâncias
permitem que eu leve as
palavras a ter música, e use-as,
evitando as dissonâncias;
para tal fujo das palavras longas,
ou de sílabas tónicas
umas perto das outras,
ou daquelas bocas
evito metáforas e parábolas
que possam deixar alguns à beira
da ideia ou do conceito do meu intento,
assim sendo eu tento que o texto completo
seja de lesto entendimento.
Gosto mais daquelas histórias esquisitas,
que a algumas pessoas agitam
e a outras pessoas irritam
de modo que elas te digam:
“mas… tu tás tapado, ó desgraçado?”.
Uso a rima para o ritmo,
sem lhe destruir o sentido legítimo,
e as rimas não têm de ser perfeitas
como as receitas farmacêuticas,
e estou certo que as
assonâncias e consonâncias
permitem que eu leve as
palavras a ter música, e use-as,
evitando as dissonâncias;
para tal fujo das palavras longas,
ou de sílabas tónicas
umas perto das outras,
ou daquelas bocas
com 'sonoridades' próximas,
difíceis de pronunciar, tais como:
“CASA SUJA, CHÃO SUJO…
CASA SUJA, CHÃO SUJO…
CASA SUJA, CHÃO SUJO…"
Usar a métrica?, nem tanto,
portanto, a estética não é genérica e insere cá
difíceis de pronunciar, tais como:
“CASA SUJA, CHÃO SUJO…
CASA SUJA, CHÃO SUJO…
CASA SUJA, CHÃO SUJO…"
Usar a métrica?, nem tanto,
portanto, a estética não é genérica e insere cá
um ar a aparentar acidental
para se afigurar mais natural e tal.
Com aliterações faço interações,
passo entre ações e traço integrações
de palavras a sustentar a história que quero contar.
para se afigurar mais natural e tal.
Com aliterações faço interações,
passo entre ações e traço integrações
de palavras a sustentar a história que quero contar.
Escrevo a pensar na sonoridade
e na musicalidade, que também são parte
da realidade do meu poema.
Se no final não ficar bom… não tem problema,
posso mudar de tom, alterar o esquema
e ver de novo se aguenta outro teste em público,
mas tendo em mente que é um ato lúdico
e ser consciente de que não agrado a todos,
a modos que não me levo a sério
e digo o que quero, com ou sem impropérios.
Sendo breve ou extenso, leve ou intenso,
intento é intensificar a intensidade da intenção
e aproveitar a diversão de estar aqui à frente,
sabendo que aí tem gente a escutar-me,
com fingida atenção ou verídica emoção.
E sem receio, tento pôr ali no meio
alguma piada e provocar um riso.
E, por vezes, para isso,
digo coisas sem sentido,
e se não arrancarem um sorriso,
não tenho problemas com isso,
pois escudo-me atrás disto:
não tenho problemas com isso,
pois escudo-me atrás disto:
“hahaha, eu sou muito engraçado,
o público é que é mal-humorado”.
Então, nestes três minutos, de modo astuto,
aproveito para fazer a minha terapia,
o público é que é mal-humorado”.
Então, nestes três minutos, de modo astuto,
aproveito para fazer a minha terapia,
e no final, é mais legal se soar como poesia.
Ao menos vem com muitas rimas.
Ao menos vem com muitas rimas.